Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
http://damsel-in-distress.over-blog.com
Tudo para uma vida mais saudavel
Menu
Artrite Juvenil

Artrite Juvenil

Por Chris Woolston, MS

O sofredor de artrite típico tem pelo menos alguns cabelos grisalhos, uma ruga aqui e ali, e articulações que começaram a se desgastar depois de décadas de uso. Mas nem toda pessoa com artrite se encaixa nesse perfil. Algumas formas de artrite podem atingir crianças ou até bebês. A artrite pode parecer um destino cruel para um jovem, mas muitas crianças lidam admiravelmente com sua doença. Com tratamento e apoio, eles têm uma boa chance de permanecer ativos e felizes.

De longe, o tipo mais comum de artrite infantil é a artrite idiopática juvenil, geralmente chamada simplesmente de artrite juvenil (AJ). Como a versão adulta desta doença, a artrite juvenil é causada por um sistema imunológico excessivamente ativo. Por razões desconhecidas, o sistema imunológico ataca os tecidos das articulações, causando inflamação, dor, inchaço e rigidez.

A artrite juvenil segue três padrões básicos. Cerca de metade de todas as crianças com a doença tem artrite em quatro ou menos grandes articulações, incluindo joelhos, tornozelos ou punhos. Os médicos chamam isso de artrite pauciarticular (PAW-see-are-TICK-u-lar). Cerca de 40 por cento têm artrite em cinco ou mais articulações, muitas vezes em articulações menores, como as articulações dos dedos dos pés ou dedos dos pés. Isso é conhecido como artrite poliarticular.

A forma final da artrite juvenil, chamada sistêmica, afeta 10% de todos os pacientes. Esta condição pode atingir qualquer número de articulações. Mas a artrite sistêmica não se limita às articulações. A inflamação pode envolver órgãos internos como o coração e o fígado e, muitas vezes, provoca uma erupção cutânea leve e febre.

A artrite juvenil ocorre em crianças com 16 anos ou menos. A doença é mais comum em meninas do que meninos. Segundo o Colégio Americano de Reumatologia, cerca de uma criança em cada mil nos Estados Unidos tem essa condição.

Quais são os sintomas da artrite juvenil?

Como outras formas de artrite, a AJ provoca dor, inchaço e rigidez articular. Os sintomas geralmente vêm e vão, ou, como dizem os médicos, seguem um padrão de surtos e remissão. A condição é muitas vezes difícil para os pais detectarem. Por um lado, muitas crianças - especialmente crianças pequenas - não se queixam muito da dor. O sintoma mais óbvio pode ser a rigidez, especialmente no início da manhã ou após um longo cochilo. Até mesmo uma criança que acorda com dificuldade pode não dizer à mãe e ao pai que algo está errado. Alguns pais nunca suspeitam de um problema até que percebam que seu filho está mancando, agindo de modo anormalmente desajeitado ou evitando atividades físicas.

A artrite juvenil dura para sempre?

Felizmente, a artrite juvenil nem sempre é permanente. De acordo com uma revisão dos estudos JA relatados em pediatria, cerca de um terço de todos os pacientes entraram em remissão da doença (isto é, eles não apresentaram mais sintomas de JA). Algumas formas de JA são mais fáceis de gerenciar do que outras. Conforme relatado em um estudo que o artigo de Pediatria revisou, impressionantes 74% das crianças com artrite sistêmica entram em remissão dentro de cinco anos. Em contraste, apenas 34 por cento das crianças com artrite pauciarticular e 25 por cento com artrite poliarticular entraram em remissão durante esse período de tempo.

Quais são as possíveis complicações?

Muitas crianças com artrite juvenil recuperam-se sem efeitos a longo prazo. Em algumas crianças, no entanto, a condição pode causar danos permanentes nas articulações.

Sem tratamento, outras complicações podem surgir. Cerca de 20% a 30% das crianças com um tipo de artrite pauciarticular desenvolvem inflamação do olho, uma condição que pode levar à cegueira sem tratamento adequado. JA também pode fazer com que as articulações cresçam muito rapidamente ou muito devagar, tornando um membro mais curto que o outro. Em alguns casos, o crescimento geral da criança é atrofiado.

Como é diagnosticada a artrite juvenil?

Se você acha que seu filho pode ter artrite, leve-o ao médico imediatamente. O médico vai querer uma descrição detalhada dos sintomas, inclusive quando eles começaram. Os Institutos Nacionais de Saúde recomendam manter um registro dos sintomas assim que eles apareçam, porque "inchaço ou dor nas articulações deve durar pelo menos 6 semanas para o médico considerar um diagnóstico de AJ". O médico também pode realizar testes para descartar outras possíveis causas de dor nas articulações, como infecções, doença de Lyme ou lúpus.

Não há teste único para JA, mas um médico pode realizar exames de sangue para entender melhor a condição de seu filho. Algumas crianças com casos graves de doença poliarticular têm um determinado anticorpo chamado fator reumatoide (RF) IgM no sangue. Crianças com artrite pauciarticular podem ter um marcador diferente chamado anticorpo antinuclear (ANA). Os pacientes com este anticorpo são especialmente propensos a desenvolver doença ocular.

Outro exame de sangue conhecido como teste de taxa de sedimentação (também chamado de "taxa de sed" ou teste ESR) pode ajudar a detectar inflamação. Este teste analisa a rapidez com que os glóbulos vermelhos, ou eritrócitos, assentam num tubo de ensaio; Se alguma parte do corpo estiver inflamada, certas proteínas podem fazer com que os glóbulos vermelhos se agrupem e caiam no fundo do tubo mais rápido do que o normal.

No entanto, algumas crianças têm um VHS normal, embora suas articulações estejam inflamadas. Se um médico achar que os ossos já estão danificados, um raio X pode ajudar a determinar a extensão. Ocasionalmente, os médicos também podem usar radiografias para rastrear os danos da cartilagem no início da doença.

Quais medicamentos são usados ​​para tratar a artrite juvenil?

Muitas vezes, simples analgésicos de venda livre, como ibuprofeno (Advil, Motrin, Nuprin) e naproxeno sódico (Aleve), podem aliviar muito os sintomas da criança e ajudá-lo a voltar a uma vida normal. Mas só porque essas drogas estão disponíveis na loja de conveniência, não significa que você deva resolver o assunto com suas próprias mãos. O médico do seu filho pode ajudá-lo a escolher o medicamento certo para o seu filho.

Esteja ciente de que os analgésicos vendidos sem receita podem causar problemas graves se usados ​​incorretamente. A aspirina, por exemplo, pode causar danos ao fígado ou sangrar úlceras do estômago; quando administrada a uma criança com uma infecção viral, pode causar a síndrome de Reye, uma doença potencialmente fatal. Por causa disso, as crianças não devem tomar aspirina. Seja qual for o tipo de medicação que o médico recomende, atente para possíveis efeitos colaterais (como fezes negras ou dores abdominais e cãibras) e informe-os imediatamente ao seu médico.

Um médico pode prescrever uma droga que ataca a doença em si, em vez de simplesmente controlar os sintomas. Os chamados medicamentos anti-reumáticos modificadores de doenças (DMARDs) podem impedir que o organismo se volte contra si mesmo e ajudem a evitar mais danos aos ossos e articulações.

O DMARD tradicional mais comumente prescrito é o metotrexato, uma droga que retarda o sistema imunológico. Segundo a Pediatrics, estudos mostram que 60 a 80 por cento dos pacientes com AJ melhoram enquanto tomam metotrexato. Em pequenas doses, o metotrexato é geralmente seguro.

No entanto, cerca de 13 por cento das crianças têm problemas de estômago, e há sempre uma chance de que danos no fígado podem ocorrer, embora seja muito menos comum em crianças do que em adultos. Muitos médicos recomendam exames regulares do fígado para qualquer criança que toma o medicamento. E como o metotrexato enfraquece o sistema imunológico, o médico pode abster-se de administrar vacinas com vírus vivos a uma criança que esteja tomando o medicamento. Verifique com seu médico sobre outros medicamentos que podem ser usados ​​para tratar a artrite juvenil.

Tal como acontece com metotrexato, vale a pena ser cauteloso com qualquer medicamento que afeta o sistema imunológico. Muitos medicamentos DMARD têm um alerta de caixa preta - a droga mais séria que alerta a Food and Drug Administration. As crianças devem estar em dia com todas as suas imunizações antes de tomar o medicamento, e não devem tomar o medicamento dentro de três meses após receberem uma vacina contra o vírus vivo. Para ser mais seguro, eles devem parar rapidamente de tomar o medicamento se tiverem sido expostos à varicela. (Sempre verifique com um médico antes de parar qualquer droga.)

Alguns medicamentos biológicos, incluindo o Enbrel, também foram usados ​​como tratamentos de segunda linha para a artrite juvenil. O Enbrel tem sido associado a certas infecções, incluindo tuberculose; Ele também tem sido associado com um risco aumentado de linfoma quando usado em crianças e adolescentes e tem um aviso de caixa preta, de acordo com o FDA.

Em casos graves de AJ, os médicos podem combinar drogas poderosas chamadas corticosteróides com outros tratamentos. Essas drogas podem reduzir drasticamente a inflamação. No entanto, o uso a longo prazo dos medicamentos pode causar muitos efeitos colaterais graves, incluindo ossos enfraquecidos e vulnerabilidade a infecções. Uma vez que os sintomas estejam sob controle, o médico reduzirá lentamente a dose para diminuir o risco de complicações.

O que mais posso fazer para ajudar meu filho?

Primeiro de tudo, trate seu filho normalmente. Sua artrite não deve mudar seu amor, disciplina ou expectativas. Seu filho pode precisar descansar durante os surtos, mas ele deve permanecer o mais ativo possível quando os sintomas desaparecerem. O exercício regular ajudará a manter suas articulações fortes e flexíveis. Um fisioterapeuta pode ajudar a recomendar exercícios e atividades que serão especialmente úteis. Acima de tudo, deixe seu filho saber que ele não está sozinho. Diga-lhe que muitas crianças enfrentaram JA - e muitas melhoraram.

Se ele ainda se sentir sozinho, considere entrar em contato com a Aliança de Artrite Juvenil (http://www.arthritis.org/ja-alliance-main.php), uma comunidade virtual conectada através do site da Arthritis Foundation.