Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
http://damsel-in-distress.over-blog.com
Tudo para uma vida mais saudavel
Menu
Halterofilismo e artrite

Halterofilismo e artrite


Por Chris Woolston, MS

Especialistas descobriram uma ferramenta barata e poderosa que pode aliviar a dor, melhorar o movimento e, geralmente, tornar a vida um pouco mais fácil para pessoas com artrite. É poderoso o suficiente para aliviar muitos sintomas de osteoartrite e artrite reumatóide, ainda seguro o suficiente para usar todos os dias. É conveniente e barato, e quando usado corretamente, não causa efeitos colaterais desagradáveis. É chamado de barra.

Levantar pesos é uma das melhores maneiras de cuidar de articulações artríticas, diz Barbara Resnick, PhD, enfermeira da Escola de Enfermagem da Universidade de Baltimore. Como Resnick relatou na revista Geriatric Nursing, o levantamento de peso tem sido associado à melhora da força, flexibilidade e equilíbrio entre pacientes com artrite. (Embora não seja tão fácil de medir, muitos pacientes também obtêm um impulso saudável de autoconfiança.) E à medida que a articulação se torna mais forte, a dor da artrite geralmente desaparece. "Muitos dos meus pacientes não podem acreditar o quanto melhor sua dor é" uma vez que eles começam a trabalhar com pesos, diz ela.

O maior desafio é convencer os pacientes a experimentar pesos. Jane Kowalski, uma mulher de 83 anos que vive em Baltimore, teve uma reação típica quando seu médico sugeriu treinamento de força para os joelhos com artrite. "Eu estava cético", diz ela. "Minhas articulações doíam e achei que deveria descansá-las." Depois que sua filha recolheu artigos de jornal exaltando as virtudes do levantamento de peso, Kowalski decidiu seguir as ordens de seu médico. Agora ela faz levantamentos nas pernas todas as manhãs com pesos de um ou dois quilos presos aos tornozelos. A rotina - junto com seus outros exercícios - fez a diferença entre manter-se ativo e ficar em casa, diz ela. Na verdade, ela está planejando uma viagem de quatro dias para o oceano. E, ela diz, ela definitivamente vai economizar espaço em sua mala para seus pesos.

Como Kowalski pode atestar, controlar a artrite não exige feitos gigantescos de força. E ao contrário da opinião comum, o levantamento de peso não é apenas para os jovens. O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda o treinamento com pesos para todos com mais de 50 anos. Mesmo pessoas com mais de 50 anos têm muito a ganhar. Alguns dos pacientes mais dedicados de Resnick realizaram levantamento de peso às centenas.

Começando

Em qualquer idade, as pessoas devem estar cientes de que há um caminho certo e um caminho errado para levantar pesos, diz Resnick. Aqui estão algumas dicas para uma rotina de levantamento de peso segura e produtiva.

Faça o seu médico ir em frente. Ele ou ela provavelmente ficará emocionado ao ouvir sobre seu plano de começar o treinamento de força. Se você tem pressão alta, seu médico pode querer executar alguns testes para se certificar de que levantar pesos não cause um aumento perigoso em sua pressão.
Obtenha aconselhamento profissional. Um personal trainer ou fisioterapeuta pode ensinar técnicas adequadas de levantamento de peso. Um especialista também pode ajudar a adaptar um programa que corresponda às suas necessidades e habilidades.
Antes de pegar seus pesos, sempre aqueça seus músculos com um bom alongamento. Resnick recomenda alongar lentamente uma articulação até que se sinta um pouco desconfortável. Segure o alongamento por 10 a 30 segundos e repita três a cinco vezes.
Comece com um peso que lhe permita fazer três séries de oito a 10 repetições com esforço moderado. (Algumas pessoas começam sem nenhum peso.) Quando essas repetições se tornam fáceis, suba para um peso ligeiramente maior.
Levante pesos devagar e uniformemente. Golpes repentinos ou saltos podem danificar a cartilagem.
Espere um pouco de desconforto. Suas articulações podem reclamar a princípio, mas elas agradecerão a longo prazo.
Tente percorrer toda a amplitude de movimento da sua articulação. Se dobrar a articulação de certa forma causar muita dor, fique com movimentos mais confortáveis. Com o tempo, você deve tentar empurrar sua articulação gradualmente até recuperar o alcance total.
Se você tiver artrite reumatóide, dê um descanso à sua articulação durante um surto. Assim que a dor diminuir, você poderá voltar a levantar.
Considere exercícios isométricos, exercícios que envolvem empurrar ou puxar contra paredes ou outros objetos imóveis. Tais exercícios fortalecem os músculos sem causar estresse nas articulações. Exercícios isométricos podem ser uma boa alternativa se o levantamento de peso regular causar muita dor.
Ouça seu corpo. Se você começar a se esforçar demais, seu corpo vai deixar você saber alto e claro. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, os pacientes com artrite devem parar um programa de exercícios se perceberem fadiga incomum ou duradoura, fraqueza aumentada, flexibilidade diminuída, inchaço aumentado ou dor que dura mais de uma hora após o exercício.
Com qualquer programa de exercícios, o primeiro passo é sempre o mais difícil. Se você tiver problemas para se motivar, tenha isso em mente: suas articulações doloridas não melhorarão sozinhas. Um bom programa de exercícios que inclua levantamento de peso pode dar a você a força e a flexibilidade necessárias para acompanhar a vida. A alternativa é dolorosa demais para ser considerada.